Plano de Ensino  

Contextualização

  A disciplina de Organização de Computadores apresenta a estrutura funcional do hardware e os componentes que o integram. Desempenha um papel importante no ciclo de formação geral dos alunos de TI, pois apresenta, em detalhes, a máquina que será objeto foco tanto na aprendizagem quanto na atuação profissional do aluno.  

 

Em cada formação, essa disciplina é a base para a compreensão dos conteúdos do ciclo profissionalizante. Por exemplo, para construir softwares que empregam e otimizam, ao máximo, os recursos computacionais se faz necessário o conhecimento da máquina que está sendo programada. Para fazer uma boa gestão dos recursos de TI, é necessário conhecer a máquina, seja para executar processos de aquisição, processos de manutenção, controle de depreciação ou até mesmo conhecer para saber especificar aquisição de softwares. Para os profissionais que atuam em infraestrutura e em comunicação, o conhecimento do hardware é essencial para que o aluno possa avançar, aprendendo conceitos, tais como, segurança, configuração de redes, execução de serviços pré-agendados, entre outros.


Desta forma, podemos afirmar a relevância desta disciplina para os cursos da área de TI e enfatizar que a dedicação do aluno ao longo do semestre fará com que o mesmo tenha o conhecimento básico que o conduzirá a uma melhor compreensão quando computador for referenciado nas disciplinas técnicas de jogos, redes, desenvolvimento de sistemas, gestão, telecomunicações, entre outras.

 

Ementa

Estrutura funcional de um computador; evolução histórica; sistemas de numeração; lógica digital; componentes de um computador (CPU, memória, barramento, dispositivos de E/S).

 

Objetivos gerais

·   Identificar os componentes de um computador e suas funcionalidades;

·   Entender as formas de representação de informações;

·    Entender a evolução da tecnologia.

 

Objetivos específicos

·   Relacionar os conceitos básicos da organização de um computador com os seus componentes fundamentais;

·   Relacionar a execução de um programa às atividades de cada componente;

·   Efetuar operações com números em diferentes bases;

·   Compreender como as informações são representadas em um computador;

·   Permitir a solução de problemas que envolvam compatibilidade entre os componentes;

·   Identificar as diversas formas de interação do computador com o meio externo.

 

Conteúdos

Unidade I – Introdução

1.   Conceitos de processamento de dados; 

2.   Evolução histórica dos computadores;

3.   Estrutura básica de um computador;

4.   Fundamentos da programação de computadores;

5.   Unidades de informação (bit, byte,word).        


Unidade II - Representação de dados

1.   Sistemas de numeração;

2.   Os sistemas decimal, binário e hexadecimal;

3.   Conversão entre os sistemas de numeração;

4.   Representação de números inteiros;

5.   Tabelas de representação de caracteres.


Unidade III - Conceitos de lógica digital

1.   Portas e operações lógicas;

2.   Tabela da verdade e expressões lógicas;

3.   Noções de lógica booleana.

 

Unidade IV  - Componentes do computador

1.   Modelo de Von Neumann;

2.   Conjunto de instruções;

3.   Processador e seus componentes.

4.   Memória;

4.1. Caraterísticas;

4.2. Hierarquia;

4.3. Operações;

4.4. Organização;

4.5. Tipos.

 5.   Memória Cache;
6.   Dispositivos de E/S.

 

Indicação do material didático

Livro: Introdução a Organização de Computadores Autores : Mario A. Monteiro
Editora : LTC

Ano: 2007

Edição: 5ª
Capítulos:

Cap 2 – O Sistema de Computação

N. páginas: 20

Cap 3 – Conversão de Base e aritmética computacional                                         

N. páginas: 24

Cap 5 – Memória Cache

N. páginas: 32

 

Livro: Fundamentos de Arquitetura de Computadores Autores : Raul Fernando Weber
Editora : Bookman

Série: Livros Didáticos nº8

Ano: 2008

Edição: 3ª

Capítulos:

Cap 2 – Sistemas de numeração em computação

N. páginas: 16

Cap 3 – Componentes do computador

N. páginas:  21

Cap 15 – Entrada e Saída

N. páginas:  06

 

Livro: Arquitetura de Computadores
Autores : José Delgado e Carlos Ribeiro
Editora : LTC

Ano: 2009

Edição:2ª
Capítulos:

Cap 1 – Introdução ao mundo dos computadores

N. páginas:  18

 

Procedimentos de ensino

Aula expositiva iniciada pela apresentação do planejamento da aula (tópicos que serão abordados no dia) identificando a unidade e tópico do conteúdo programático.

Caso seja continuação de uma unidade já iniciada, o próximo passo é uma revisão de conceitos da mesma unidade com motivação para debates e esclarecimento de dúvidas. Em seguida será feita a conexão com os conceitos já vistos com os que serão abordados.

Para início de uma nova unidade, iniciar com um  resumo da unidade com a motivação para estudo do assunto em questão.

 

Exercícios em grupo ou individuais para fixação do conteúdo. Estes exercícios poderão ser corrigidos na mesma aula ou no início da aula seguinte, caso exija um esforço maior para execução.

 

Estudo de aplicações (programas) que exemplifiquem os conceitos como simuladores de execução de programas.

 

Recursos

·   Computador com Equipamento datashow e som acoplados;

·   Sala de Aula;

·   Ponto de Acesso a Internet;

·   Rede disponível para mostrar sites com simuladores didáticos e vídeos demonstrativos dos componentes do computador.

·   Simuladores didáticos e vídeos demonstrativos dos componentes do computador.

 

Procedimentos de avaliação

O processo de avaliação oficial será composto de três etapas: Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3), sendo AV2 e AV3 unificadas, a partir de um banco de questões propostas pelos professores da Estácio de todo o Brasil.

As avaliações poderão ser realizadas através de provas teóricas, provas práticas, e realização de projetos ou outros trabalhos, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com as especificidades de cada disciplina. A soma de todas as atividades que possam vir a compor o grau final de cada avaliação não poderá ultrapassar o grau máximo de 10, sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações. Caso a disciplina, atendendo ao projeto pedagógico de cada curso, além de provas teóricas e/ou práticas contemple outras atividades acadêmicas de ensino, estas não poderão ultrapassar 20% da composição do grau final.

A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização, incluindo o das atividades estruturadas.

 

As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.

Para aprovação na disciplina, o aluno deverá:

1.   Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina;

2.   Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações;

3.   Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.

 

As disciplinas oferecidas na modalidade Educação a Distância (EAD) seguirão o mesmo critério de avaliação das disciplinas presenciais.

Para a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou trabalhos de mesma natureza, será atribuído grau único para a disciplina que, para aprovação do aluno, deverá ser igual ou maior do que 6,0.


Mais detalhes: Portaria D.E.nº02, de 18 de novembro de 2009

 

Bibliografia básica

Livro: Introdução a Organização de Computadores Autores : Mario A. Monteiro
Autor: Mario A. Monteiro

Ano: 2007

Edição: 5

Editora: LTC

ISBN: 9788521615439

Páginas: 708

 

Livro: Fundamentos de Arquitetura de Computadores Autores : Raul Fernando Weber
Editora : Bookman

Série: Livros Didáticos nº8

Ano: 2008

Edição: 3ª

 

Livro: Arquitetura de Computadores
Autores : José Delgado e Carlos Ribeiro
Editora : LTC

Ano: 2009

Edição:2ª